FICA 2013 – Homenagem à Cora Coralina

Todos os anos, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental escolhe uma personalidade de relevância para a cultura e presta homenagem a ela. Esse ano, que marca a 15º edição, a escolhida foi uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos e personalidade mais reconhecida da cidade  de Goiás, a poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, antiga moradora da cidade histórica.

cora1

Doceira, Cora Coralina nasceu na cidade de Goiás em 1889 e morreu em Goiânia, em 1985. Sua obra literária foi reflexo dos costumes locais simples e de seu cotidiano no interior de Goiás. Cora começou a escrever seus textos muito cedo, com apenas 14 anos e já os publicava em jornais da pequena cidade de Goiás, antiga Vila Boa. Seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais só foi publicado em 1965, quando ela já tinha quase 76 anos de idade. Acima de tudo, seu olhar poético sobre as coisas simples foi o que destacou Cora como uma das principais escritoras brasileiras, e sua pouca formação foi compensada por essa habilidade e sensibilidade.

 

Mae-Cora-Coralina

As homenagens tiveram início desde a abertura do festival, realizada na última terça (2). Na ocasião, foram exibidos dois curtas-metragens sobre ela, a animação “A Infância de Aninha”, de Rosa Berardo e o filme “Cora Coralina, Quem é Você”, de Pedro Otto e Lázaro Ribeiro. Além dos filmes, uma das filhas de Cora, Vicência Bretas Tahan fez um dos principais discursos da cerimônia. Durante a manhã do segundo dia, artistas distribuíram a “pipoca poética”, um saquinho de pipoca contendo versos da poetisa. Outra homenagem foi a do grupo Letra Livre, famoso por fazer performances no Eixo Anhanguera. Os artistas declamaram poesias de autoria de Cora na inauguração do espaço Bariani Ortêncio.

O rosto da “senhora de poderosas palavras” esteve estampado por toda a cidade, juntamente com a frase “Meu verso, água corrente, é semente”, maneira como Cora se referia à sua obra. Alguns convidados, artistas, jornalistas e participantes do evento ganharam um kit, contendo uma camiseta do evento com o rosto de Cora Coralina, além de um livro contendo algumas de suas maiores e mais conhecidas poesias, contando também com belíssimas fotos que marcam a vida da poetisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s